Pagamento do IPVA SP de 2021 começa a vencer nesta quinta
O IPVA 2021 SP começa a vencer amanhã, quinta-feira (07/01), para carros com placa final 1. Um pouco “mais barato” (-6,77%) em 2021 em relação ao ano passado, o IPVA é o principal imposto automotivo no Brasil e deve ser pago todo início de ano para liberar o licenciamento do Detran. No estado de São Paulo, carros com mais de 20 anos são isentos.
Qual o valor do IPVA 2021 SP?
O valor do IPVA 2021 SP é de 4% sobre o valor de mercado do carro. Ou seja, quanto mais antigo e barato o veículo for, mais barato será o IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores).
Vale lembrar também que o IPVA é um imposto estadual e essa taxa de 4% varia de estado para estado. Por exemplo, em Santa Catarina e Espírito Santo, a alíquota é de 2,0%. Já em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a alíquota do IPVA é de 4%. Logo, um mesmo carro pode ter valores de IPVA diferentes em cada estado do Brasil.
Como garantir desconto no IPVA 2021 SP?
Basta realizar o pagamento em cota única durante até o dia do vencimento da sua placa no mês de janeiro. Se você quitar o imposto integralmente até lá, você irá conseguir 3% de desconto no pagamento. Este é o único tipo de desconto oferecido pela Secretaria da Fazenda de São Paulo e Detran SP.
Por que o IPVA 2021 está “mais barato” que o de 2020?
Em 2021, o IPVA SP está 6,77% mais barato do que o ano passado. Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP), a redução no valor da taxa está relacionada a desvalorização do preço de mercado dos veículos.
Tenho direito a isenção do IPVA SP?
A isenção do IPVA SP é direito de apenas uma parcela dos motoristas brasileiros. A medida é direcionada para casos como: motoristas portadores de deficiência, veículos públicos ou com mais de 20 anos de fabricação. A maioria dos motoristas não são isentos do IPVA SP.
No Estado de São Paulo, os veículos a seguir tem direito a isenção do IPVA 2021 SP:
De orgãos públicos, como a frota de veículos de uma da prefeitura ou Governo do Estado;
De partidos políticos;
De templos de qualquer culto;
De sindicatos;
De ONGs e instituições socioeducativas;
Com mais de 20 anos de fabricação;
De motoristas com deficiência física severa ou profunda que precisem da adaptação do automóvel.