Placa Mercosul é adotada no Rio de Janeiro

Placa Mercosul é adotada no Rio de Janeiro

O Departamento de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro apresenta oficialmente, nesta terça-feira, 11, o novo padrão de chapas do Brasil. O Estado será o primeiro a implantar a placa Mercosul. Até o dia 1º de dezembro, o modelo não será obrigatório. Ficará a cargo dos motoristas optar pela placa Mercosul ao realizar operações que envolvem novas chapas. De acordo com o Detran-RJ, o valor, no Rio de Janeiro, se manterá o mesmo: R$ 219,35. Demais estados têm autonomia para precificar o dispositivo.

A placa Mercosul atende às resoluções 729 e 733 do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e será adotada aos poucos. Inicialmente, as chapas com o novo padrão serão instaladas nos emplacamentos de carros zero quilômetro, transferências de propriedade, de jurisdição e de município, alteração de categoria e troca de placas danificadas.

A partir de dezembro, todos os Estados brasileiros adotarão o padrão Mercosul atendendo aos parâmetros acima.

PLACA MERCOSUL, VANTAGENS E DESVANTAGENS:
A nova placa promete maior segurança aos proprietários de veículos, já que apresenta dispositivos que dificultam a clonagem. O novo padrão terá código único e conterá todos os dados de confecção da placa, desde a identificação do fornecedor até o número, data e ano e modelo de fabricação do carro. Dessa forma, a autoridade policial identifica instantaneamente onde a placa Mercosul foi confeccionada e a qual veículo pertence. Por consequência, se as características não coincidirem, será possível saber se o veículo é clonado ou não.

A rastreabilidade do veículo, outra possibilidade colocada pela placa Mercosul, será realizada por meio de um aplicativo que o Denatran vai disponibilizar gratuitamente para as polícias até o fim de setembro.
Diferente do padrão da placa Mercosul adotado no Uruguai e na Argentina, as novas chapas brasileiras apresentarão a bandeira do estado e o brasão da cidade em que o carro está registrado. Esse detalhe fará com que os motoristas brasileiros tenham que pagar por uma nova placa a cada vez que transferirem um veículo de cidade.

CORES DA PLACA MERCOSUL:
A categoria dos veículos será indicada pela cor da combinação alfanumérica da placa Mercosul: particular|preta, comercial e aprendizagem|vermelha, oficial|azul, especial|verde, diplomático|amarela e colecionador|prateada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 20 =