Veja se você está isento do IPVA e o que acontece com quem não pagar
Os motoristas paranaenses começam a pagar o IPVA 2018, o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores. O governo do estado divulgou a tabela de vencimentos e os boletos já estão chegando. Os contribuintes que quitarem o imposto em parcela única, de acordo com o calendário estabelecido pelo final da placa, terão desconto de 3%.
A maior parte da frota terá alíquota de 3,5%. A expectativa do governo é de arrecadar R$ 3,2 bilhões com o imposto – segundo dados da Secretaria da Fazenda, o lançamento dos valores do imposto de 2018 é 3,57% maior do que o de 2017.
De acordo com a Fazenda, o Paraná soma hoje 4,3 milhões de veículos que serão tributados em 2018, enquanto 2,61 milhões não precisam pagar o imposto – entre eles estão os particulares com mais de 20 anos de fabricação, os carros oficiais, motos de até 125 cilindradas com mais de dez anos de fabricação e equipamentos agrícolas e os utilizados em construção civil.
O índice de veículos a serem tributados em 2018 caiu 1,37% na comparação com 2017, informa a pasta. Já o total dos que não precisam pagar o imposto subiu 5,24% devido ao ano de fabricação ou de outras isenções legais.